Black Friday 2019: vamos ser consumidores conscientes?

Algumas pessoas imaginam que quando falamos em ser um consumidor consciente estamos falando, única e exclusivamente, sobre comprar produtos taxados como eco-friendly ou “sustentáveis”. Porém, o consumo consciente não é necessariamente sobre escolher um produto amigo do meio-ambiente, mas sim sobre ser consciente do que se está comprando. E saber fazer escolhas. Nessa Black Friday 2019 te convido a refletir qual o verdadeiro valor do seu dinheiro e quando vale investir em um desconto ou promoção.

Quando compramos qualquer produto, estamos interessados em sua funcionalidade, preço, qualidade. Todos esses critérios são importantes e estão corretos, mas, hoje, precisamos também nos perguntar qual a origem dele, como ele foi feito e como será feito seu descarte. Isso vale também para a moda.

Ser um consumidor consciente de moda vai te ajudar a ter um guarda-roupas mais inteligente, que funcione melhor para você, customizado para o seu estilo, que dure mais e que tenha um melhor custo-benefício.
Nós tendemos a comprar roupas sem saber de onde elas vieram, quem as fabricou e em quais condições. Às vezes, nem mesmo sabemos do que ela é composta – algodão, poliéster, lã? E como e sobre quais condições essas fibras foram produzidas? Muitos de nós não faz ideia que as peças produzidas têm uma etiqueta de composição, imagine então pensar no processo de produção da fibra.

Informação é poder e vale mais do que muitas dicas de moda feminina. Estamos em 2019 e a evolução tecnológica e social é imensa, porém nosso poder consumidor é maior do que os recursos do planeta. Além disso, para toda produção de moda existe um trabalho humano, que muitas vezes, não é bem recompensado. Temos uma responsabilidade social como consumidores.

Você sabia que para o modelo do fast-fashion se sustentar, a produção de roupas dobrou nos últimos 15 anos, ao passo que, o número médio de vezes que cada peça é utilizada diminuiu 36%? Vale ressaltar que a fabricação dessas peças é um processo muito custoso ambientalmente. Uma camisa de algodão, por exemplo, exige o consumo de 2.700 litros de água, de acordo com a consultoria Quantis.

O poder de escolha é um poder de decisão. Ao comprar uma blusinha que custa R$ 15 numa promoção é importante que você tenha ideia de quanto custa fabricar essa peça. Também é importante que você saiba quanto ela vai durar no seu guarda-roupa. Isso significa: 1. Se a qualidade do produto é boa 2. Se o estilo dela bate com o seu e não é uma moda passageira. Quanto mais esses dois quesitos forem fortes, mais você contribui para o planeta e para o seu bolso.

“Ah, mas roupa que dura muito no meu guarda-roupa enjoa”. Amore, peças que têm o seu estilo, são atemporais (ou seja, não dependem da última tendência) são aquelas que valem o investimento. Então, assim, nessa Black Friday pense em duas coisas. Ou melhor, três: 1. que tal investir em conhecer melhor seu estilo ou invés de comprar? 2. procure saber a origem das roupas que deseja; 3. se for mesmo comprar, invista no que tem qualidade, tem seu estilo e é atemporal (básico, clássico e resistiria às dicas de moda do Esquadrão da Moda).

Essas são orientações básicas que dou aos meus clientes de consultoria de estilo e comunicação. Empresas ou indivíduos, não podemos mais ignorar nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Quer saber mais? Me escreva: camilarochaestilo@gmail.com ou entre em contato.

Posted in Blog, Consultoria de Estilo and tagged , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *