Tendências de Beleza 2018

The Sound of Beauty Sephora

Se tem uma coisa que está sendo muito valorizada em todas as searas hoje em dia, seja na cultura ou no mercado consumidor, é a valorização do indivíduo como ele é, do reconhecimento das beleza e valores únicos de cada um. E isso é música para os ouvidos de uma consultora de estilo como eu, cujo objetivo principal é identificar e/ou fazer brilhar a identidade pessoal de cada cliente por meio de sua expressão visual.

E mais uma vez vi essa tendência corroborada em um evento incrível, que apresentou novidades de 17 marcas internacionais de beleza: o Sephora The Sound of Beauty no Brasil. A convite da agência de relações públicas da marca francesa, acompanhei masterclasses de três marcas, mas houve diversas outras em seis dias de evento em São Paulo. O The Sound of Beauty passou por Recife e Porto alegre também.

Tendências de beleza

A Nars é uma marca muito chique na minha opinião. Sempre com propostas contemporâneas, seu fundador e diretor criativo, o fotógrafo e maquiador François Nars, tem por princípio fabricar produtos que possam ser usados de forma descomplicada e conforme a vontade do consumidor. Ele incentiva a aplicação com os dedos, por exemplo, sem muitas regras de como ou onde aplicar – muitos produtos têm funções múltiplas. Além disso, ele valoriza a beleza real, não propõe uma transformação por meio da maquiagem e sim um realce, uma brincadeira. Por isso, o lançamento mais recente e que chegou ao topo de vendas na Sephora mundialmente, a base Natural Radiant Longwear Foundation propõe uma pele natural e radiante, que se funde com o tom real da cútis, porém com tecnologia que entrega longa duração, conforto e viço, para todos os tipos de pele. Eu provei e realmente é um produto de extrema qualidade. A maquiadora oficial da região para a Nars, Rafaella Crepaldi (uma querida) me mostrou pessoalmente a base, testou em mim e me explicou, a gama de cores é bem extensa.

A Shiseido, marca japonesa de beleza, está sempre na vanguarda da indústria. Um lançamento não muito recente, mas que acaba de chegar no mercado brasileiro é a base Synchro Skin Lasting Liquid Foundation. O produto foi desenvolvido com polímeros e extratos que dão “inteligência” à base: onde sua pele precisa de mais hidratação ela libera propriedades que hidratam e onde precisa de efeito tensor que esconde poros e rugas é isso que ela faz. Além disso, tem efeito luminoso, mas sem óleos na fórmula. Eu tenho a pele sensível e mista e no momento estou usando Isotretinoína. Essa base tem sido perfeita para mim. Parece realmente uma pele natural, linda e sem defeitos.
Outro lançamento da Shiseido que mal foi anunciado no exterior e já chegou aqui é a linha Waso. No evento, foi apresentada em uma masterclass em que pudemos testar todos os produtos. As texturas e fragrâncias são impressionantes: muito confortáveis. É uma gama de produtos com base em ingredientes naturais. Sem parabenos. Sem óleos minerais. Sem microplásticos.

Uma linha simples e minimalista de cuidados de beleza que podem ser usados sozinhos ou combinados conforme as necessidades da pele. A proposta é realizar um tratamento holístico, com uso da aromacologia.
Por fim, e não menos interessante, conheci a linha da Biossance. Já tinha tido contato com o esqualano, óleo que é a base da todos os produtos, mas ainda ninguém havia me explicado com tantos detalhes quais são seus benefícios. Pioneira no Brasil, a Biossance é uma marca californiana que chegou no Brasil trazendo esse óleo vegetal (produzido da cana-de-açúcar) mas que é biocompatível. Ou seja, nosso corpo produz uma molécula muito parecida com o esqualano, uma das responsáveis por manter a hidratação cutânea, mas conforme envelhecemos sua produção cai. Os produtos da Biossance ajudam a repor essa molécula, portanto a hidratação, e, ao mesmo tempo, a otimizar a ação de outros ativos, como a vitamina C. A ideia é tratar da forma mais próxima com o que o nosso corpo “aceita”, encontrando caminhos de nos mantermos belos em nossa constituição. Além disso, a linha é totalmente vegana.

Enfim, deu para ter uma ideia de que as propostas sempre procuraram exaltar as belezas verdadeiras ou, como no caso da Shiseido com a linha Waso, conectar o eu de dentro com o eu de fora. Uma busca por equilíbrio e autenticidade. Sei que o intuito da indústria é vender, pois então parece que os consumidores estão exigindo serem vistos, serem alimentados em sua autoestima para que produtos assim sejam desenvolvidos. Acho muito interessante observar isso!

 

Fotos: divulgação e site da Sephora Brasil.

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