VESTIR O QUE GOSTA VAI TE DEIXAR MAIS ATRAENTE E MAIS INTELIGENTE

ESTUDOS COMPROVAM!
camilarochaestilo@gmail.com

Eu já tenho notado pela minha própria experiência como consultora de estilo que, após encontrar seu estilo e desenvolvê-lo, meus clientes conquistaram objetivos de vida: uma promoção, um namorado, uma viagem dos sonhos. Mas, eu não sou cientista e apenas posso afirmar aquilo que vejo.

Pois, recentemente vi um estudo que me chamou atenção. Segundo pesquisadores da Universidade de Northumbria, na Grã-Bretanha, mulheres que tinham personalidades mais atraentes e sociáveis da adolescência aos 30 anos lentamente começaram a aumentar sua capacidade de atração física e, aos 50, eram consideradas mais bonitas do que outras naturalmente mais belas, mas menos simpáticas.

Uma possibilidade levantada pelos pesquisadores é de que essas mulheres simplesmente aprenderam como tirar o melhor partido de sua aparência e essa autoconfiança se refletiu em diferenças sutis na expressão facial. Como consultora de estilo, posso opinar que o autoconhecimento é proporcional à maturidade. E quanto mais autoconhecimento, mais refinado torna-se o estilo pessoal. Um atalho para isso é justamente se submeter a uma consultoria de estilo.

Afinal, nossa aparência é muito mais do que estrutura óssea e tom de pele, como outro recente estudo revelou. Os cientistas pediram a voluntários para vestirem suas roupas favoritas e tirarem uma foto de seus rostos. Apesar de as roupas não aparecerem na imagem, jurados imparciais consideraram esses indivíduos mais atraentes do que outros participantes que estavam vestidos normalmente.

A descoberta é particularmente interessante, considerando-se que todos tinham que manter expressões neutras nos retratos: de alguma forma, a autoestima elevada transpareceu para o interlocutor. SENTIR-SE BEM VESTIDO GERA RESULTADOS NA SUA ATITUDE, NA LINGUAGEM CORPORAL E ISSO É PERCEBIDO POR QUEM ESTÁ A SUA VOLTA!

Ou seja, vestir-se bem, antes de mais nada, é sentir-se representado em sua segunda pele, comunicando-se com o mundo, confortável, seguro e feliz. Isso é sentido por quem te vê de maneiras nem sempre evidentes.

APARÊNCIA X INTELIGÊNCIA X ATRATIVIDADE


Cientistas australianos e norte-americanos pesquisaram a precisão com que julgamos a inteligência das pessoas ao longo da vida, desde crianças a idosos, quais qualidades físicas contribuem para essa avaliação e quais são os fatores que desenvolvem a relação entre o QI e as características faciais. Os resultados foram publicados pela BBC.

Os estudos incluíram mais de 1500 homens e mulheres para julgar as fotos de pessoas de todas as idades e gêneros. Os resultados mostraram que é possível determinar a inteligência de outras pessoas de forma mais eficaz se formos expostos a fotografias ou amostras da voz desses sujeitos.

Para os pesquisadores, os resultados são evidência de que a detecção da inteligência é feita tanto para o sucesso reprodutivo (de forma a evitar reprodução com indivíduos portadores de deficiência mental) e alcance de metas individuais (solicitar informações ou conselhos de pessoas mais capacitadas).

OU SEJA, DEMONSTRAR SUA INTELIGENCIA NO SEU VISUAL É IMPORTANTE PARA ATRAIR O SEXO OPOSTO. E como posso fazer isso? Usando símbolos universalmente entendidos como sendo de alguém intelectualizado, culto. Ou, apenas, mostrando sua originalidade, sua personalidade. Um estudo de Harvard indicou que as pessoas aferem mais status a executivos que usam algo excêntrico em seu vestuário, como uma meia vermelha ou um tênis esportivo.

Um estudo da UNIJUÌ mostrou que na questão dos atributos para um homem ser atraente, os três mais citados foram: ser perfumado (67,8%), estar bem vestido (52,16%) e ter um corpo bem definido (36,47%). Nos atributos para uma mulher ser atraente, os três mais citados foram: ter um rosto bonito (60,9%), estar bem vestida (51,3%) e ter um belo sorriso (49,1%). Um belo sorriso se refere diretamente à personalidade, em demonstrar simpatia, abertura, alegria.

Pessoas sorridentes
Uma pesquisa da Rice University encontrou uma correlação entre boa aparência e sucesso. Em geral, quanto melhor a pessoa aparenta, mais as pessoas confiam nela. Outro item da pesquisa mostrou que pessoas que estão sempre sorrindo parecem mais confiáveis do que as excessivamente sérias.

Maquiagem
De acordo com o site “The GlassHammer”, voltado para mulheres executivas, não há evidências de que mulheres que usam maquiagem no trabalho conseguem melhores empregos ou são promovidas no trabalho. Uma pesquisa publicada no “The Times” mostrou que 64% dos diretores acham que a mulher que usa maquiagem fica com um aspecto mais profissional.

FEMINILIDADE: TOM DA PELE


A Universidade de Northumbria, na Grã-Bretanha, realizou um estudo para identificar o que os traços de uma pessoa podem revelar sobre sua personalidade, sua saúde e sua inteligência.

Um indivíduo parece estar com uma saúde forte, por exemplo, se a pele tiver um tom ligeiramente amarelo-dourado. Os pigmentos envolvidos nessa cor são chamados carotenoides e podem ser encontrados em frutas e hortaliças de cores laranja ou vermelha. Os carotenoides ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Quando temos um estoque suficiente dessas substâncias, elas tendem a se acumular em camadas da pele, dando a ela essa coloração amarelada. A cor aparece porque não precisamos usar os carotenoides para combater doenças.

O rubor saudável, por sua vez, contribui significativamente para uma pessoa ser considerada fisicamente atraente – mais até do que aquele bronzeado obtido na praia ou em uma câmara de bronzeamento artificial. Um tom mais rosado indica uma boa circulação sanguínea, geralmente algo que ocorre quando se adota um estilo de vida ativo. É também um sinal de que uma mulher está no período fértil – segundo Jones, o estradiol, um hormônio sexual, leva as veias das bochechas a se dilatarem ligeiramente no pico do ciclo menstrual.

Essa é uma das pequenas mudanças de aparência e comportamento que, combinadas, tornam uma mulher um pouco mais atraente, pois o rosado indicaria o período fértil.

Por isso, que as consultoras de estilo enfatizam o estudo de coloração pessoal, que identifica uma paleta de tons que mais valoriza as características cromáticas naturais de uma pessoa. A cor certa deixa a cútis mais roborizada, os lábios mais vermelhos, os olhos mais contrastantes. Quer saber a sua? Me escreve: camilarochaestilo@gmail.com.

Posted in Consultoria de Estilo and tagged , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *